06 de Setembro, 2025 – Isaías 45

Isaías 45

Ciro é o ungido do Senhor

1 “Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, cuja mão direita tomei para subjugar nações diante dele e desarmar reis, para abrir portas diante dele, de modo que os portões não se fechem:
2 Eu irei adiante de você e nivelarei as montanhas; quebrarei as portas de bronze e cortarei as trancas de ferro.
3 Dar-lhe-ei os tesouros das trevas, riquezas guardadas em lugares secretos, para que você saiba que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que o chama pelo nome.
4 Por amor do meu servo Jacó, de Israel, meu escolhido, eu o chamo pelo nome e lhe dou um título de honra, embora você não me conheça.
5 Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, embora você não me conheça,
6 para que se saiba desde o nascente do sol até o poente que não há nenhum além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.
7 Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas.
8 “Céus, derramem lá do alto! Nuvens, façam chover justiça! Abra-se a terra, brote a salvação! E com ela germine também a justiça! Eu, o Senhor, criei tudo isso.”

Ai daquele que contende com o seu Criador

9 “Ai daquele que contende com aquele que o formou, sendo ele apenas um caco entre outros cacos de barro! Acaso o barro diz ao oleiro: ‘Que é que você está fazendo?’ Ou a sua obra diz: ‘Ele não tem habilidade’?
10 Ai daquele que diz ao pai: ‘Que é que você está gerando?’ ou à mulher: ‘Que é que você está dando à luz?'”
11 “Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: Vocês me perguntam acerca das coisas futuras relativas aos meus filhos, ou me dão ordens acerca da obra das minhas mãos?
12 Fui eu que fiz a terra e criei a humanidade sobre ela. As minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dei ordens a todos os seus exércitos.
13 Eu o despertarei em justiça: tornarei retos todos os seus caminhos. Ele reconstruirá a minha cidade e libertará os meus exilados, mas não por preço nem por presentes”, diz o Senhor dos Exércitos.

Salvação somente no Senhor

14 Assim diz o Senhor: “Os produtos do Egito e a mercadoria de Cuxe, e os sabeus, homens de alta estatura, passarão para o seu lado e serão seus; seguirão você acorrentados e se prostrarão diante de você, suplicando: Certamente Deus está com você, e não há nenhum outro; não há outro deus”.
15 Verdadeiramente tu és um Deus que se esconde, ó Deus e Salvador de Israel.
16 Todos os que fazem ídolos ficarão envergonhados e humilhados; irão embora humilhados.
17 Mas Israel será salvo pelo Senhor com salvação eterna; vocês nunca serão envergonhados nem humilhados, por toda a eternidade.
18 Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez, ele a estabeleceu; não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada: “Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.
19 Não falei em segredo, de algum lugar numa terra de trevas; não disse aos descendentes de Jacó: ‘Busquem-me em vão’. Eu, o Senhor, falo a verdade; declaro o que é justo.
20 “Reúnam-se e venham; ajuntem-se, vocês, fugitivos das nações. Ignorantes são aqueles que carregam ídolos de madeira e oram a deuses que não podem salvar.
21 Declarem o que há de acontecer, apresentem-no, tomem conselho juntos. Quem predisse isso há muito tempo, quem o declarou desde a antiguidade? Não fui eu, o Senhor? E não há Deus além de mim, Deus justo e Salvador; não há nenhum além de mim.
22 “Voltem-se para mim e sejam salvos, todos vocês, confins da terra; pois eu sou Deus, e não há nenhum outro.
23 Por mim mesmo jurei, da minha boca saiu uma palavra de justiça, e ela não voltará: diante de mim todo joelho se dobrará; por mim toda língua jurará.
24 Dirão de mim: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’.” Todos os que se iraram contra ele virão a ele e ficarão envergonhados.
25 Mas no Senhor todos os descendentes de Israel serão justificados e se gloriarão.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também: