Ageu 1
A ordem para a reconstrução do templo
1 No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, a palavra do Senhor veio, por meio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jeozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:
2 ― Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ”.
3 Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu:
4 ― Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto esta casa continua destruída?
5 Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: ― Vejam aonde os seus caminhos os levaram.
6 Vocês têm plantado muito, mas colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo em uma bolsa furada.
7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: ― Vejam aonde os seus caminhos os levaram!
8 Subam ao monte e tragam madeira. Construam a minha casa, para que eu me alegre e nela seja glorificado — diz o Senhor.
9 — Vocês esperavam muito, mas eis que veio pouco. E o que vocês trouxeram para casa, eu o dissipei com um sopro. E por que o fiz? — declara o Senhor dos Exércitos. — Por causa da minha casa, que ainda está destruída, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa.
10 Por isso, por causa de vocês, o céu reteve o orvalho, e a terra deixou de dar o seu fruto.
11 Nos campos e nos montes, provoquei uma seca que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo o mais que a terra produz, bem como os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado.
12 Zorobabel, filho de Sealtiel, Josué, filho de Jeozadaque, o sumo sacerdote, e o restante do povo obedeceram à voz do Senhor, o seu Deus, por causa das palavras do profeta Ageu, a quem o Senhor, o seu Deus, enviara. E o povo temeu ao Senhor.
13 Então, Ageu, o mensageiro do Senhor, trouxe esta mensagem do Senhor para o povo: ― Eu estou com vocês — declara o Senhor.
14 Assim, o Senhor despertou o ânimo de Zorobabel, filho de Sealtiel e governador de Judá, de Josué, filho de Jeozadaque, o sumo sacerdote, e de todo o remanescente do povo, e eles começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, o seu Deus,
15 no vigésimo quarto dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario.